MARINGÁ

UEM realizará palestras gratuitas de economia pela internet
Os eventos fazem parte do Jubileu de Diamante do curso de Ciências Econômicas


Foto: Divulgação/UEM

Ao completar os 60 anos de sua fundação, o curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o mais antigo da instituição, irá lançar uma programação de palestras gratuitas destinadas ao grande público até março de 2022; a instituição já formou mais de 2,4 mil cientistas economicos desde a primeira formatura.  “Foi uma grande conquista para Maringá ter um curso de graduação tão cedo, somente 14 anos após a fundação oficial da cidade. Já mostrava que a educação e a ciência seriam alguns dos principais alicerces sobre os quais a cidade seria edificada”, destaca Jaime Graciano Trintin, organizador do evento e coordenador da graduação em Ciências Econômicas da UEM.

A abertura será realizada na próxima terça-feira (20/04), às 14 horas, com uma aula magna do economista Joaquim José Martins Guilhoto, representante da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o tema “Modelos insumo-produto: Cadeias globais de valor”. Pós-doutor na área econômica, o convidado já foi docente da Universidade de São Paulo (USP) e professor visitante no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), na Universidade de Illinois (EUA), na Universidade de Lisboa (Portugal) e na Universidade Paris-Dauphine (França).

Na aula, Guilhoto abordará as ultimas análises da OCDE e os indicadores de comércio, incluindo mudanças no sistema de produção internacional, dos impactos atuais da globalização o emprego e o meio ambiente, e os efeitos da poluição atmoférica na economia moderna. Será uma transimssão por mês, todas realizadas ao vivo pelo YouTube, no canal oficial da UEM; estudantes de Ciências Econômicas da universidade receberão um e-mail sobre como obter o certificado de participante para pontuação na carga-horária.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Maio de 2021
Tema: Economia da Saúde
Palestrante: Pedro Pita Barros (professor da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal). Doutor em Economia e Finanças, publicou aproximadamente 80 artigos científicos e cinco livros.

Agosto de 2021
Tema: Organismos Internacionais de Financiamento
Palestrante: Otaviano Canuto dos Santos Filho (professor da USP). Doutor em Ciência Econômica, ex-diretor executivo do Banco Mundial e do Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Agosto de 2021
Tema: Crescimento, Desenvolvimento Econômico e Inovação
Palestrante: Edinaldo Tebaldi (egresso de graduação pela UEM e professor da Universidade Bryant, nos EUA). Doutor em Economia, foi economista e consultor do Banco Mundial, conselheiro no Boston Fed (EUA) e analista econômico da New England Economic Partnership (Parceria Econômica da Nova Inglaterra, nos EUA).

Setembro de 2021
Tema: Economia e Inteligência Artificial
Palestrante: Joilson Giorno (egresso de graduação pela UEM e professor da UEM em graduação e pós-graduação). Doutor em Economia, com pós-doutorados em Aplicações Econométricas e em Métodos Quantitativos em Economia, e bolsista nível 2 de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Outubro de 2021
Tema: Harmonização Tributária do ICMS e Impactos na Economia Paranaense
Palestrante: Alexandre Alves Porsse (egresso de graduação pela UEM e professor da Universidade Federal do Paraná/UFPR). Doutor em Economia, exerceu os cargos de secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e assessor da Secretaria da Fazenda, ambos no Estado do Rio Grande do Sul.

Novembro de 2021
Tema: Política Econômica e Ciclos
Palestrante: Francisco José Alves Coelho Veiga (professor da Universidade do Minho, em Portugal). Doutor em Economia, membro do comitê editorial da revista científica European Journal of Political Economy e do corpo de pareceristas da agência de pesquisa da Comissão Europeia, e ex-presidente da Sociedade Europeia de Escolha Pública.

Março de 2022
Tema: Estratégias para o Crescimento Econômico
Palestrante: Albert Fishlow (professor emérito da Universidade de Colúmbia e da Universidade da Califórnia em Berkeley, ambas nos EUA). Doutor em Economia, cientista político e colunista do Estadão.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM