TECNOLOGIA

Site do Governo do Paraná está entre os mais acessados do Brasil

O domínio do Governo do Paraná (pr.gov.br) foi o 16° mais acessado por todo o País ao longo do mês de fevereiro. O dado é da pesquisa “100 sites mais visitados no Brasil”, publicada pela plataforma de tecnologia e marketing digital Semrush. As informações do estudo foram compiladas pela ferramenta de análise de tráfego, que levou em consideração a navegação dos brasileiros na internet durante o mês.

O estudo aponta que o site do Governo do Paraná reuniu 166,7 milhões de visitas ao longo do mês. A média de páginas acessadas por cada visitante em cada acesso é de 4,4 – ou seja, cada usuário navega, em média, de quatro a cinco diferentes links dentro do site do Governo. Isso totaliza um tempo de navegação médio de 10 minutos e 9 segundos.

Responsável pela Gerência de Sistemas de Informação (GSI-G) da Celepar, Christianne Steil explica que o alto fluxo de usuários se dá porque o site abarca um imenso leque de informações disponíveis e úteis para o cidadão paranaense, que pode tirar suas dúvidas diretamente no portal de cada secretaria. “O domínio pr.gov.br concentra todos os portais do Governo, através dos quais o cidadão pode encontrar vários serviços a partir de qualquer portal”, afirma.

O secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Debiasi, destaca quais ações foram responsáveis pelo bom posicionamento do domínio no ranking. “Este resultado positivo é consequência direta do trabalho de divulgação de informações relevantes durante a pandemia, especialmente considerando a transparência na atuação do Governo com relação ao coronavírus”, afirma.

“É com imensa satisfação que vejo o trabalho de todo um time ganhando repercussão nacional e, acima de tudo, ajudando o Governo do Paraná no combate eficaz ao coronavírus, com transparência e informando a todos os paranaenses de maneira clara e objetiva”, afirma o presidente da Celepar, Leandro Moura. “Tenho orgulho de estar à frente da Celepar nessa missão de sairmos todos juntos, o mais breve possível, dessa pandemia”.

REFORMULAÇÃO – Christianne Steil também explica que o resultado é reflexo da reformulação e da otimização dos sites de cada secretaria promovidas pela Celepar desde 2019. “Estamos trabalhando na transformação dos sites antigos dos órgãos e secretarias em portais institucionais integrados ao PIA [Paraná Inteligência Artificial, sistema integrado de informações do Governo do Paraná]. Foram construídos mais de 160 portais sob uma nova tecnologia, e repensada a arquitetura da informação de cada um deles”, acrescenta.

Além dos 160 portais, ao longo destes dois anos a Celepar também criou 128 subsites com estrutura própria que foram incorporados aos portais. No total, foram reformuladas 288 páginas sob o domínio pr.gov.br.

ESTADOS – Entre os portais de governos estaduais que figuram no ranking da Semrush, o Paraná é o segundo da lista. À frente dele está apenas São Paulo, que aparece em 6° lugar na classificação geral. Na sequência, também figuram na ranking os sites dos governos da Bahia (na 24ª posição), Rio Grande do Sul (27ª), Goiás (44ª), Ceará (45ª), Pará (54ª), Pernambuco (55ª), Paraíba (57ª) e Amazonas (95ª).

A plataforma destaca que a pandemia potencializou a busca por informações qualificadas neste momento, aumentando a relevância de agências de notícias estaduais.

Além disso, o ranking destaca as redes sociais entre os primeiros lugares da lista. Segundo o Semrush, elas apresentam de modo geral um histórico de grande volume de tráfego entre os brasileiros. O primeiro lugar da lista ficou com o Google, com um tráfego mensal de 4 bilhões de usuários.

CORONAVÍRUS – O Paraná também desenvolveu projetos específicos para a pandemia. O site www.coronavirus.pr.gov.br foi criado em 15 de março de 2020 para dar transparência sobre dados da pandemia. Em um ano, foram mais de1,5 milhão de usuários únicos e 3 milhões de visualizações.

O portal é atualizado diariamente com informações diversas sobre o combate ao coronavírus, tais como informes epidemiológicos, guia do isolamento domiciliar, notícias relacionadas ao tema, entre outros. O objetivo é tornar acessível ao cidadão todo tipo de informação sobre a pandemia.

Já o Vacinômetro é um banco de dados atualizado em tempo real que mostra o status da vacinação no Paraná. Dentre as informações disponíveis estão o número de doses já distribuídas pelo Estado, o número total de primeiras e segundas doses aplicadas na população, o percentual de aplicação e a agregação de dados por cidade, região e grupos prioritários.

O banco de dados está disponível AQUI. As principais informações do monitoramento também são atualizadas em tempo real na homepage da Secretaria da Saúde e no site coronavírus.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



TECNOLOGIA  |   11/05/2021 16h16


TECNOLOGIA  |   11/05/2021 08h14


TECNOLOGIA  |   11/05/2021 08h12