MARINGÁ

Prefeitura transforma galhos e folhas em composto orgânico para hortas comunitárias


Murillo Saldanha/PMM

Em Maringá, resíduos que poderiam contaminar o meio ambiente são transformados em adubo para a produção das 39 hortas comunitárias e do Viveiro Municipal da cidade. O solo fértil é fundamental para melhorar a renda e a vida das 1.200 famílias envolvidas nas hortas, além de proporcionar alimentos de qualidade. Assim, a Cidade Árvore do Mundo encontra caminhos naturais para ser ambientalmente sustentável.

As árvores, que melhoram o ar, dão sombra e enfeitam a cidade com suas cores, também contribuem para o sustento e a vida mais saudável dos maringaenses. É que, no processo de compostagem, a Prefeitura de Maringá utiliza triturado de folhas e pequenos galhos de árvores recolhidos nas ruas, praças e canteiros, junto a materiais como palha (de milho ou soja), cinzas de caldeira e esterco de boi.

O triturado de folhas de árvores é recolhido pelas equipes da Secretaria de Limpeza Urbana. São necessárias 2,7 mil toneladas por ano. É o maior resíduo utilizado na compostagem. O esterco de boi é destinado por um frigorífico local e, neste ano, também houve a doação de 100 toneladas produzidas pelo gado durante a Expoingá. O processo de decomposição dos materiais leva de 90 a 120 dias para ser concluído.

Anualmente, são produzidas 900 toneladas de adubo na Central de Compostagem. A Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (SeTrab) produz e entrega periodicamente o composto nas hortas e do viveiro. A diretora de Agricultura e Pecuária, Sami Messias, explica que a compostagem é fundamental para garantir o solo fértil dos espaços e a produção agroecológica das hortas, sem o uso de agrotóxico.

"É um ciclo fechado de sustentabilidade. O resíduo que poderia contaminar o meio ambiente é utilizado como adubo para produção de uma alimentação saudável e que beneficia milhares de famílias maringaenses", afirma o secretário da SeTrab, Francisco Favoto.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



MARINGÁ  |   29/06/2022 16h54





MARINGÁ  |   29/06/2022 14h53


MARINGÁ  |   28/06/2022 16h03