TECNOLOGIA

Zhurong: rover chinês manda “selfie” na superfície de Marte

Mantendo o que já é um tradição na exploração interplanetária, o rover chinês Zhurong enviou nesta sexta-feira (11) sua primeira selfie feita em Marte, igualando o feito de “vizinhos” como o Curiosity e Perseverance, ambos da Nasa.

A foto a cores, feita do nível do solo com uma câmera wireless, mostra Zhurong de frente, ao lado do módulo de pouso (lander) que o levou à superfície do planeta em 14 de maio deste ano. Em ambos os veículos, a bandeira chinesa aparece em posição de destaque.



A Agência Espacial Chinesa (CNSA) também divulgou outra foto feita pelo Zhurong, que mostra o módulo de pouso e a rampa pela qual o robô desceu. É possível ver em frente à rampa as marcas deixadas pelas rodas do rover e, atrás do módulo, uma “mancha escura” no solo causada pela expulsão de combustível excedente durante o pouso.

A China é o terceiro país a conseguir pousar um veículo em Marte, atrás apenas da União Soviética (1971) e EUA (1976). O Zhurong teve seu nome escolhido por um concurso entre internautas chineses, e é referência a um “deus do fogo” em uma lenda chinesa. Algo apropriado já que, em chinês, Marte é conhecido como “estrela de fogo”.




O robô, que é movido por energia solar, é equipado com um radar de penetração no solo, capaz de analisar até 100 metros abaixo da superfície do planeta, um detector de campos magnéticos, um instrumento meteorológico, um espectrógrafo infravermelho com indução a laser, para medir a composição de rochas, e uma câmera multi-espectral, capaz de captar de uma só vez vários tipos de luz visível e invisível, como infravermelha ou ultravioleta.

A expectativa da CNSA é que o Zhurong opere na superfície de Marte por 90 “Sóis” (nome dado ao dia Marciano, que dura 24 horas, 39 minutos e 35 segundos. Mas não é raro que essa estimativa seja excedida: o rover lunar Yutu 2 tinha vida útil estimada em 90 dias terrestres, mas já explora o lado distante da Lua há 862 dias.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



TECNOLOGIA  |   22/07/2021 08h14





TECNOLOGIA  |   18/07/2021 19h56


TECNOLOGIA  |   13/07/2021 13h50